Santo André

Casa do Olhar recebe exposição do andreense Guilherme Callegari a partir deste sábado

32

 
Santo André, 12 de julho de 2024 – Neste sábado (13), às 14h, terá início na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, a segunda exposição individual do artista andreense Guilherme Callegari. A mostra intitulada “Redução” traz sete trabalhos do artista que se dedicou à pesquisa sobre as relações do design e da indústria com a pintura, a qual esteve envolvido nos últimos 14 anos. A exposição, gratuita, segue no equipamento cultural até 24 de agosto. A Casa do Olhar fica na Rua Campos Sales, 414, Centro.
 
Serão exibidos um conjunto de quatro pinturas e três desenhos em papel de grande formato, juntamente com texto crítico do designer Denis Freitas. Nesta exposição, Callegari pontua sua trajetória que, segundo o artista, é o início de uma nova caminhada dentro da pintura. 
 
De acordo com Denis Freitas, não é necessária uma pesquisa extensa no universo do design atual para perceber que o trabalho de Guilherme se conecta perfeitamente ao design contemporâneo quando busca a gestualidade e o autoral para se destacar do design mecânico gerado por máquinas.
 
“Ao criar e trabalhar sobre símbolos universais pré-estabelecidos como logos e tipografias, ele mostra que é possível fazer design com identidade, construindo e negando estéticas através do óleo sobre tela, uma técnica difundida na pintura há séculos. Isso nos leva a uma viagem no tempo, onde o design contemporâneo resulta na tela que não segue briefings”, escreveu Freitas.
 
Guilherme Callegari nasceu em 1986 em Santo André, graduou-se em Design Gráfico com ênfase em tipografia em 2011. Sua obra lida com temas do Design Gráfico/Comunicação e da pintura. Depois de sua formação, o artista se deixou contaminar por suas pesquisas em Design Gráfico na faculdade e passou a assumir essa temática como objeto de pesquisa em sua pintura. 
 
Callegari ganhou prêmios em salões de Praia Grande e Santo André, participou de exposições coletivas na BARÓ Galeria, Zipper Galeria e duas individuais na Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea, apresenta sua primeira exposição individual na Verve em Julho de 2019. Seus trabalhos integram coleções em São Paulo, Rio de Janeiro, Peru e Holanda e os Acervos Públicos do Museu de Arte do Rio (MAR), Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Santo André – SP), e do Palácio das artes (Praia Grande – SP).
Serviço
Exposição Redução – de Guilherme Callegari
Abertura: 13/7/24 (sábado), das 14h às 17h
De 13 de julho a 24 de agosto
Horários: de terça a sexta das 10h  às 12h e das 13h às 17h
Sábados: das 14h às 17h 
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA
 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André e Strong assinam termo de cooperação para terceira edição do Estudo de Demanda Turística

Iniciativa visa analisar perfil dos turistas na cidade para planejar e executar...