Santo André

Exposição “Livro, Deslivro e Relivro” é prorrogada em Santo André

13

Obras do artista gráfico Gilberto Tomé podem ser conferidas até 7 de fevereiro no Salão de Exposições do Paço Municipal

O Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe até 7 de fevereiro as obras potentes da exposição “Livro, Deslivro e Relivro – grafiquezas, grafiquices e outras gráficas” do artista gráfico Gilberto Tomé. A mostra, que teve sua exibição prorrogada por dois meses, tem visitação gratuita de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

A exposição reúne uma série de desenhos, projetos e estudos de livros, cartazes e outras peças gráficas que o artista vem desenvolvendo há mais de duas décadas. O nome da exposição remete simultaneamente ao livro como objeto gráfico e também à ideia de livrar, de liberar e de liberdade no processo criativo.

A mostra foi concebida para mostrar e destacar os processos criativos e apresenta uma grande variedade de trabalhos e materiais que remetem às diversas experimentações que o artista realiza. “Eu faço no meu próprio trabalho um jogo associando a forma do livro à forma do cartaz, então, nesta exposição, vai ser possível encontrar cartazes que viram livros e livros que viram cartazes”, diz Gilberto Tomé.

Gilberto Tomé – Nascido em São Paulo em 1969, cresceu e viveu na região do ABC até concluir seus estudos de graduação. Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital.

O início de sua atividade profissional com as artes gráficas ocorreu na Oficina das Artes do Livro – espaço voltado à divulgação das tradicionais técnicas de fabricação de papel, impressão tipográfica e encadernação – dirigida pelo artista plástico Otávio Roth. Sua formação em artes visuais deu-se através de cursos junto a artistas como Massao Okinaka, Sérgio Fingermann, Evandro Carlos Jardim, Francisco Maringelli e Paulo Barreto.

Em seu estúdio Fonte Design, desde 1996, desenvolve projetos gráficos de livros e outras publicações culturais, como o Mapa das Artes. Em seu ateliê-editora, Gráficafábrica, desde 2007, edita tiragens de livros artesanais. Um de seus trabalhos, o Livrocidade Água Preta – livro composto por cartazes de rua – foi apresentado no Itaú Cultural (Cidade Gráfica, 2014), selecionado pela CLAP 10×10 (Contemporary Latin American Photobooks 2000-2016) e hoje integra o acervo gráfico da Pinacoteca de São Paulo.

Serviço
Exposição “Livro, Deslivro e Relivro – grafiquezas, grafiquices e outras gráficas” de Gilberto Tomé
Visitação: 14/10 a 7/2, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André
Endereço: Praça IV Centenário – Centro – Santo André

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André e Strong assinam termo de cooperação para terceira edição do Estudo de Demanda Turística

Iniciativa visa analisar perfil dos turistas na cidade para planejar e executar...