Mauá

Entrega do Piscinão Jaboticabal, na tríplice divisa, é confirmada para dezembro e vai beneficiar 1,5 milhão de pessoas

27


Em agenda ao lado do prefeito Marcelo Lima, secretária estadual Natália Resende destaca que obras estão 70% executadas; equipamento conta com investimento total de R$ 533 milhões

O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Marcelo Lima, concretizou nesta sexta-feira (7/3), acompanhado da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, vistoria às obras de construção do Piscinão Jaboticabal, na tríplice divisa entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano. Durante a visita, solicitada pela entidade regional, a integrante do governo Tarcísio de Freitas confirmou a entrega do equipamento para dezembro de 2025.

O piscinão terá capacidade de armazenamento de 900 mil metros cúbicos de água da chuva. Demanda antiga da região, as obras do Jaboticabal estão com 70% das ações executadas, de acordo com atualização da secretária estadual. “Obra histórica para o Grande ABC. Estamos falando de 360 piscinas olímpicas que iremos reter para melhorar a mitigação de enchentes aqui na região. As intervenções estão bem avançadas, e devemos concluir até dezembro deste ano”, sustentou Natália Resende. “Esse encontro é simbólico para mostrar que todos estão engajados neste projeto e é prioridade”, emendou.

A vistoria ao piscinão, que será o maior reservatório da América Latina, transcorreu por cerca de duas horas. A medida reuniu, além de Marcelo Lima e Natália Resende, outros prefeitos do Grande ABC, incluindo Gilvan Júnior (Santo André), Tite Campanella (São Caetano) e Taka Yamauchi (Diadema), bem como deputados e o chefe do Executivo da Capital, Ricardo Nunes, que, na ocasião, reiterou a entrada de São Paulo para ocupar cadeira no Consórcio Intermunicipal – a assembleia da entidade que marcará esse ingresso está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 14 de março.

“Esta é uma obra emblemática, que vai impactar diretamente na vida das pessoas que moram em São Bernardo, São Caetano e Santo André na nossa região, além de São Paulo, trazendo segurança hídrica para os moradores de todo o entorno. O reservatório está sendo preparado para eliminar os transtornos causados pelas enchentes da região. É equipamento muito significativo e que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

Um investimento total no volume de R$ 533 milhões, incluindo no pacote as desapropriações, para implantação do equipamento hídrico que vai ocupar uma área de 154 mil metros quadrados. A agenda se deu ainda ao lado de engenheiros da SP Águas, agência reguladora do governo do Estado, que substituiu o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

IMPACTO – O reservatório é apontado por estudo do Consórcio Intermunicipal do ABC entre as principais obras de combate às enchentes na região. A expectativa é que, a partir da conclusão das intervenções, o piscinão possa beneficiar diretamente uma população estimada de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. O reservatório está sendo construído nas proximidades da Rodovia Anchieta, na região da Vila Liviero, em São Paulo, em trecho do córrego Jaboticabal, entre os ribeirões dos Meninos e dos Couros, que cortam os bairros Rudge Ramos, em São Bernardo, e Jardim São Caetano, na cidade vizinha.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

GCM Mauá prende homem em flagrante por roubo e recupera celulares durante Operação Dorme Tranquilo

Ação integra esforços municipais em apoio às estratégias de segurança pública do...

Mauá tem 665 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

420 oportunidades aceitam candidaturas de Pessoas com Deficiência (PCD) A empregabilidade está...

Escolas municipais de Mauá já se preparam para a chegada da primavera

Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional está repassando doações de plantas para...

Equipe da UFABC apresenta propostas do Plano de Redução de Riscos em Mauá

Intervenções têm R\$ 159 milhões destinados pelo Governo Federal, por meio do...