Santo André

Operação em Santo André interdita comércio irregular de sucata

16


Proprietário recolhia materiais na região da Avenida Firestone, no bairro Casa Branca, e coagia moradores em situação de rua a comercializar os itens

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), interditou nesta quarta-feira (12) comércio de sucata que funcionava de forma ilegal na Rua Quatorze de Junho, no Jardim Santo André.

O proprietário recolhia materiais junto à Avenida Firestone (no bairro Casa Branca) de forma totalmente irregular. A atividade nesse local gerava concentração de catadores de materiais recicláveis e moradores em situação de rua, que comercializavam a sucata. De acordo com a investigação das equipes, os moradores em situação de rua e os catadores vendiam os materiais sob coação, para esse único comprador.

Além disso, a atividade irregular gerava acúmulo de resíduos nas calçadas e nas ruas do entorno, provocando diversas reclamações por parte da população. Após averiguação da fiscalização ambiental do Semasa, foi detectado que o proprietário do espaço operava o transbordo dos materiais em um terreno público invadido, localizado na interseção da Rua Quatorze de Fevereiro com a Avenida Primeiro de Dezembro, no Jardim Santo André.

A abordagem das equipes ocorreu na manhã desta quarta-feira, quando o caminhão utilizado pelo proprietário, que também estava em situação irregular, foi identificado e denunciado ao Semasa de forma anônima. O veículo foi apreendido pela Guarda Civil Municipal. O Semasa autuou o proprietário pela disposição irregular dos resíduos na via e no passeio, e pelo comércio de sucata no Jardim Santo André.

No Jardim Santo André, a Polícia Civil foi acionada para proceder com a perícia e todos os materiais serão apreendidos e destruídos pela autarquia, por representarem risco à saúde pública, conforme a Lei Municipal 7.733/1998 e o Decreto Municipal 14.300/1999.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André realiza Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego com mais de 5 mil vagas

Edição deste ano acontece totalmente em formato virtual de 7 a 29...

Programa de Turismo Industrial de Santo André alcança marca de mil visitantes

Iniciativa conta com a participação do Semasa, além da Solvay, Braskem, Cervejaria...

Santo André lança pacote de serviços para quem está em busca de emprego

Novidades incluem portal e canal do WhatsApp da Casa do Trabalhador, painel...

Confira o que abre e fecha em Santo André no Dia do Trabalho

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantãoA Prefeitura de Santo André...