Ribeirão Pires

Ribeirão Pires inaugura primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil

7


Serviço pioneiro da Prefeitura e da Associação Flor da Vida atenderá gratuitamente, pelo SUS, pacientes com TEA e outras condições específicas 

Ribeirão Pires inaugura nesta quarta-feira (19) a primeira clínica pública do Brasil de cannabis medicinal produzida em território nacional. Iniciativa pioneira da Prefeitura, em parceria com a Associação Flor da Vida, que garantirá a oferta gratuita de óleos feitos à base de canabidiol para moradores com prescrição médica. 

Inicialmente, serão atendidos até 50 novos pacientes por mês, para casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia. Serão priorizadas pessoas em maior vulnerabilidade social, um dos critérios para a dispensação dos medicamentos pela rede municipal de saúde. 

“Motivo de muito orgulho sermos a primeira cidade brasileira a ter uma clínica pública que vai garantir o acesso gratuito à cannabis medicinal para quem mais precisa. Resultado de muito trabalho, de muito diálogo, para romper padrões e trazer a inovação, a ciência, como chave para transformar vidas para melhor”, destacou o prefeito Guto Volpi. 

“Ribeirão Pires mais uma vez se torna referência nacional em boa gestão e políticas públicas. Agradeço a todos os profissionais envolvidos, em especial à Associação Flor da Vida”, concluiu. 

A Clínica Pública de Cannabis Medicinal de Ribeirão Pires será instalada em área concedida pela Prefeitura à Associação Flor da Vida, no Centro Ibrahim Alves de Lima – ao lado da Fábrica de Sal. No local, pacientes com prescrição médica feita por profissionais da rede municipal de saúde passarão por avaliação psicológica, de assistente social e terão os pedidos avaliados por equipe especializada. 

A Associação Flor da Vida tem sede em Franca, onde planta e produz óleos feitos à base de canabidiol, indicado para tratamento de doenças e agravos de saúde. A Prefeitura tem buscado recursos para viabilizar a implantação do projeto, e já garantiu R$ 550 mil de emendas dos deputados estaduais Caio França e Eduardo Suplicy, que lideram as discussões da Frente Parlamentar para o setor na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado).  

Pioneirismo – Ribeirão Pires foi a primeira cidade paulista a criar, em março de 2022, lei específica para implantação de Política Municipal de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinoides (Lei Municipal nº 6.737/22). O projeto foi proposto pelo prefeito Guto Volpi, então vereador, e por Edmar Oldani. 

A legislação estipula, entre outros pontos, ações que possibilitem o diagnóstico e o tratamento de pacientes para os quais a cannabis medicinal possua eficácia comprovada, bem como a promoção de políticas públicas de debate e fornecimento de informações a respeito do uso da medicina canábica.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Quarta etapa da Copa São Paulo de Enduro FIM agita trilhas de Ribeirão Pires

Evento esportivo atraiu mais 110 pilotos, além de equipes de apoio e...

87ª Festa de Nossa Senhora do Pilar em Ribeirão Pires acontece nesta quinta (1º)

Programação reúne missa campal, romaria e apresentação do cantor Davidson Silva Nesta...

Prefeitura de Ribeirão Pires lança Bazar Solidário no Fundo Social de Solidariedade

A iniciativa permite trocar alimentos por roupas, fortalecendo o apoio às entidades...

Novos conselheiros municipais de educação tomam posse em Ribeirão Pires

Assinatura ocorreu na última quinta-feira (24) no Paço Municipal Ribeirão Pires deu...