RGS

Rio Grande da Serra conquista espaço estratégico na ANAMMA-SP

7


Rio Grande da Serra passa a ter papel de destaque na Seccional São Paulo da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente. A nova diretoria foi empossada na manhã da última terça-feira (29), em cerimônia realizada na cidade de Suzano/SP.

O novo presidente da Seccional paulista é o Prof. Dr. Marcelo Marcondes, atual Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra. Além da presidência, o município também ocupa outras quatro diretorias na nova composição da entidade.

O secretário adjunto Flavio Nakaoka assumiu a Diretoria de Inovações no Tratamento de Resíduos. Já Juliana Miranda, diretora da SECLIMA, passa a responder pela Diretoria de Licenciamento Ambiental. Claudio Fernando, fiscal ambiental e presidente do CONDEMA, será o Diretor de Fiscalização, enquanto o engenheiro Fabricio Souza ficará responsável pela Diretoria de Gestão Ambiental.

A SECLIMA, portanto, amplia sua presença nos debates estaduais sobre governança ambiental e políticas públicas sustentáveis, levando a experiência do município para o centro das decisões.

Para o presidente da ANAMMA-SP, o momento é de união e fortalecimento institucional: “Temos o compromisso de reforçar a atuação dos municípios, especialmente nesse novo ciclo de mandatos. É fundamental garantir que a agenda ambiental seja tratada com seriedade e apoio técnico, sobretudo diante de ameaças como o PL da Devastação, que enfraquece as gestões locais e traz sérios impactos econômicos e ambientais”, destacou.

Ele também enfatizou o papel estratégico da nova diretoria, que assume com experiência e disposição para contribuir com soluções regionais e estaduais: “Todos ganham quando a agenda ambiental é descentralizada e as entregas são coletivas.”

O secretário adjunto Flavio Nakaoka ressaltou que o modelo de governança ambiental implantado em Rio Grande da Serra, especialmente com o programa Recicla Rio Grande, será uma das pautas prioritárias nas discussões da ANAMMA.

Durante o evento, o ambientalista Mario Mantovani, com mais de quatro décadas de atuação no setor, ministrou uma palestra magna sobre os desafios atuais do Brasil, com foco no licenciamento ambiental e os riscos do chamado PL da Devastação. Mantovani também passou a integrar a diretoria da ANAMMA-SP como Diretor Institucional Estadual.

A nova gestão da ANAMMA São Paulo conta com 28 diretores, dos quais 13 são mulheres, mantendo o compromisso com a paridade e fortalecendo o movimento ANAMMA Mulheres. A entidade segue alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estrutura sua atuação com base em diretorias temáticas e estratégicas, de olho no futuro da sustentabilidade nos municípios brasileiros.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura de Rio Grande da Serra realiza ação de conscientização contra soltura de balões

A Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Defesa Civil,...

Rio Grande da Serra realiza eleição do Conselho Municipal da Mulher

Rio Grande da Serra realiza eleição do Conselho Municipal da Mulher G7...

Rio Grande da Serra lança projeto pioneiro que transforma cobertores em casacos para pessoas em situação de rua

Rio Grande da Serra, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo,...

Rio Grande da Serra promove evento “Descubra Rio Grande da Serra” e entrega pleito de Município de Interesse Turístico

Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento...