Estação Juventude, no Eldorado, prevê levar acesso à cidadania, inclusão digital, cultura, arte e ao conhecimento / 30 projetos serão selecionados em todo o país
A cidade de Diadema é uma das concorrentes em uma seleção do Governo Federal que destinará até 1 milhão de reais para a juventude. O edital é voltado à seleção de 30 entes federativos (municípios, estados ou Distrito Federal) que receberão apoio financeiro para a estruturação e o fortalecimento de políticas públicas para os jovens.
Segundo a proposta, elaborada pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude, Diadema poderá receber R$ 500 mil por ano, durante 2 anos, para implementar uma Estação Juventude no Centro Cultural Eldorado, que atenderá de 1.500 a 3.000 jovens por ano. Os recursos permitirão ampliar atividades de formação, cultura, orientação, lazer, cidadania e inclusão, promovendo o protagonismo juvenil e fortalecendo os territórios onde vivem esses jovens.
“As atividades previstas, como oficinas de programação básica, desenvolvimento de games, produção cultural, arte-terapia, teatro, espaço para cursinho popular pré-vestibular, judô, capoeira, break dance, percurso, rima e podcast, foram desenhadas a partir das demandas territoriais e da escuta ativa às juventudes locais,” explicou a coordenadora Iza Oliveira. “Essas ações pretendem criar trajetórias de pertencimento, desenvolvimento pessoal e autonomia, promovendo a qualificação do tempo livre e o fortalecimento do protagonismo juvenil.”
A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, a direitos, oportunidades e ações de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Deixe um comentário