Mauá

Carnaval acabou, mas ela não: onda de calor segue até o próximo domingo (9)

14


O Carnaval de 2025 chegou ao fim, mas a quinta onda de calor que atua sobre parte do país não vai dar trégua tão cedo.

A atuação de um bloqueio atmosférico dificulta a entrada de ventos e a formação de áreas de baixa pressão que contribuem para chuvas em áreas do Sul e Sudeste do Brasil. Por conta disso, no Sul, parte do sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo, os termômetros vão seguir entre 5 e 7ºC acima da média, com a onda de calor se estendendo até o próximo domingo (9).

De acordo com a Climatempo, a cidade de São Paulo registrou recorde de calor para o ano de 2025 e para o mês de março, com a temperatura chegando a 34,8ºC no Mirante de Santana no último domingo (2).

Em Mato Grosso do Sul, também no domingo (2), os termômetros ultrapassaram os 38ºC em cinco cidades: Iguatemi (39ºC), Porto Murtinho (38,7º), Sete Quedas (38,7ºC), Angélica (38,1ºC) e Água Clara (38,1ºC). Na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a temperatura chegou a 38,2ºC.

A previsão indica que em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e em boa parte do Centro-Oeste, o calor intenso segue, mas as temperaturas ficam entre 3 e 5ºC acima da média. Ainda sim, o calorão na região não configura uma onda de calor, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a Climatempo, o calor pode dar uma trégua a partir da segunda-feira (10), quando uma movimentação de ventos na América do Sul vai permitir a entrada de frentes frias sobre a Argentina e o Brasil.

Com essa mudança, os meteorologistas da Climatempo alertam para chuvas volumosas no litoral do Sul e Sudeste. Há chances de que, até o final de março, a chuva também chegue ao interior das duas regiões, e partes do Centro-Oeste.

Mesmo assim, o mês pode terminar com chuva abaixo do normal em parte do Sudeste e Nordeste do país. Enquanto isso, em áreas do Nordeste entre o Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve levar acumulados de chuva acima da média ao longo de março e abril. No Norte, as chuvas são por conta do calor e umidade do ar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

GCM Mauá prende homem em flagrante por roubo e recupera celulares durante Operação Dorme Tranquilo

Ação integra esforços municipais em apoio às estratégias de segurança pública do...

Mauá tem 665 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

420 oportunidades aceitam candidaturas de Pessoas com Deficiência (PCD) A empregabilidade está...

Escolas municipais de Mauá já se preparam para a chegada da primavera

Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional está repassando doações de plantas para...

Equipe da UFABC apresenta propostas do Plano de Redução de Riscos em Mauá

Intervenções têm R\$ 159 milhões destinados pelo Governo Federal, por meio do...