Santo André

Curso capacita profissionais da saúde de Santo André no atendimento à população indígena

13


Atividade, que contou com mais de 50 profissionais, foi realizada entre novembro e março; encerramento contemplou visita a aldeia

A Secretaria de Saúde de Santo André promoveu entre novembro e março um curso em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e com o Projeto Xingu, para qualificar profissionais de saúde para atender a população indígena de forma humanizada e integral.

A atividade, organizada pela Escola da Saúde e GT (Grupo de Trabalho) da Saúde dos Povos Indígenas contou com mais de 50 trabalhadores entre ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), funcionários administrativos, enfermeiros, dentistas, sociólogos, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista e médicos.

“Muito importante qualificar as nossas equipes para realizar um atendimento ainda melhor para a população indígena que vive em nossa cidade. O curso trouxe um contexto humanizado, de olhar atento não apenas para essa população. O conteúdo sensibilizou os trabalhadores e ofereceu técnicas para acolher integralmente todas as pessoas, oferecendo cuidado humanizado e eficiente”, pontua o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Desde abril de 2024 Santo André mantém um consultório na Clínica da Família Cidade São Jorge para atendimento de referência aos povos indígenas, sendo a primeira unidade de saúde do ABC a contar com equipe técnica especializada em atender as demandas deste público. Atualmente a cidade conta com cerca de 300 indígenas que são usuários da rede municipal de saúde e outros 331 moradores se reconhecem como indígenas.

O curso, que teve como título “Saúde da População Indígena em Contexto Urbano”, foi encerrado na última quarta-feira (12) com uma visita à aldeia multiétnica Filhos da Terra, que fica localizada em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A ação contou com parceria da Secretaria de Educação, que cedeu o ônibus para levar a comitiva até o local.

Além dos trabalhados da rede municipal de saúde de Santo André, estiveram presentes no curso representantes da população indígena, que também receberam as certificações por meio da Unifesp e do Projeto Xingu.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Semana do Agosto Dourado mobiliza profissionais de saúde de Santo André e reforça importância do aleitamento materno

Evento realizado no Hospital da Mulher teve grande adesão da rede e...

Comunidade Nova Titan, em Santo André, recebe 33º ponto de troca do Moeda Verde

Cerca de 900 famílias poderão trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras...

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...