Educação

Czar da fronteira de Trump: deportação de venezuelanos deve ser “celebrada“

14


O “czar da fronteira” da Casa Branca, Tom Homan, defendeu nesta segunda-feira (17) a deportação de centenas de supostos membros de gangues, a maioria venezuelanos, para El Salvador, apesar da ordem de um juiz federal para reverter os voos.

“Quando chegou a outra ordem, o avião já estava sobre águas internacionais cheio de terroristas e representando ameaças significativas à segurança pública”, disse Homan aos repórteres em frente à Casa Branca. “O presidente fez exatamente a coisa certa”, acrescentou Homan. “Expulsamos terroristas. Isso deveria ser uma celebração neste país.”

Questionado por Alayna Treene da CNN para explicar o momento da ordem do juiz, Homan evitou a questão, dizendo: “O presidente, por proclamação, tomou a sua autoridade ao abrigo da Lei dos Inimigos Estrangeiros e aplicou-a, o que ele tem o direito de fazer.”

Deportações para El Salvador

Mais de metade das 261 deportações de imigrantes para El Salvador realizadas no domingo (16) foram feitas sob uma ampla autoridade de guerra, conhecida como Lei dos Inimigos Estrangeiros, invocada pela administração Trump, de acordo com um alto funcionário da Casa Branca.

Das 261 pessoas enviadas ao país centro-americano, 137 foram deportadas de acordo com a proclamação assinada no sábado (15), enquanto o restante foi deportado de acordo com outras leis federais, incluindo imigrantes de El Salvador com supostas ligações com a gangue MS-13.

Funcionários do governo Trump descreveram alguns dos expulsos no fim de semana como supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, que serviu de base para a proclamação presidencial invocando a Lei dos Inimigos Estrangeiros.

Os supostos membros de gangues, a maioria venezuelanos, foram deportados dos Estados Unidos para uma prisão em El Salvador no domingo, e o governo Trump invocou a Lei dos Inimigos Estrangeiros para acelerar as deportações, apesar de uma decisão judicial que suspendeu a ação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Atriz de coprodução brasileira é premiada em mostra paralela de Cannes

A atriz cabo-verdiana Cleo Diára, estrela do filme “O Riso e a Faca”,...

WhatsApp libera conversas por voz em grupos; veja como funciona

O empresário Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (22) o recurso “Conversas por...

Saiba quando Ancelotti chega ao Brasil e programação para primeiro contato

Carlo Ancelotti vive seus últimos momentos em Madri de se apresentar à...

“Não sou um palhaço“, diz técnico do Tottenham antes de final

Em tom firme, o técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, afastou qualquer questionamento...