Mauá

Deputado pede afastamento imediato de defensoras públicas que são contra reconhecimento facial no Carnaval

4


Tenente Coimbra (PL-SP) também propôs moção de repúdio à recomendação do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos quanto à suspensão do uso do Smart Sampa, na capital; plataforma já contribuiu para a prisão de quase 2 mil pessoas em flagrante e de mais de 700 foragidos da Justiça

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) ingressou com um pedido de afastamento liminar das três defensoras públicas que tentaram impedir que a Prefeitura de São Paulo utilizasse a tecnologia de reconhecimento facial em blocos de Carnaval, na capital. O liberal também ingressou com moção de repúdio à recomendação do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos quanto ao não uso do Smart Sampa e quer que a defensora pública-geral do Estado de São Paulo preste esclarecimentos na Assembleia Legislativa (Alesp) sobre o assunto.

Endereçada ao corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Roque Jerônimo Andrade, a representação do parlamentar sugere procedimento administrativo contra Fernanda Penteado Balera, Gabriela Galetti Pimenta e Surrailly Fernandes Youssef, que integram o Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos.

De acordo com Coimbra, a medida é necessária, uma vez que as servidoras utilizaram de recurso inconstitucional, sobrepondo competência exclusiva do Poder Executivo, a fim de “enfraquecer o combate ao crime durante os desfiles de blocos carnavalescos, negligenciando, assim, a segurança e a proteção da população”:

“Estamos diante de um extrapolamento de funções. Está nítido que essas defensoras públicas ultrapassaram os limites de suas atribuições legais. O pedido para barrar o Smart Sampa no Carnaval é um retrocesso para a Segurança Pública, especialmente num período em que os índices de furto e de roubo, em tese, aumentam na capital paulista. Não dá para permitir este tipo de situação”, destaca o deputado estadual do PL.

Apagão
De acordo com o liberal, o Smart Sampa conta com algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos, além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. Desta forma, não se pode admitir, segundo o político, um “apagão” do sistema”:

“A plataforma de reconhecimento facial permite, ainda, a localização de desaparecidos e de procurados pela Justiça. Até o momento, esta tecnologia contribuiu para a prisão de quase 2 mil pessoas em flagrante e de mais de 700 foragidos. Aí, no Carnaval, que tem grande concentração de pessoas, a Defensoria Pública quer o ‘apagão’ do Smart Sampa?”, indaga o parlamentar.

Esclarecimentos
Além do pedido de afastamento imediato das três integrantes do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, Coimbra almeja que a defensora pública-geral do Estado de São Paulo preste esclarecimentos na Assembleia Legislativa (Alesp) sobre as motivações que fizeram as servidoras deliberarem pelo impedimento do funcionamento do Smart Sampa no Carnaval.

A agenda deve ser apreciada, dentro dos próximos dias, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deverá notificar formalmente a defensora.

Repúdio
O liberal também ingressou na Alesp com uma moção de repúdio à recomendação do Núcleo Especializado de Cidadania e
Direitos Humanos quanto ao não uso do reconhecimento facial.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura de Mauá leva expositores da Economia Solidária à Recap

Iniciativa visa fomentar negócios através de parcerias com o setor privado O...

GCM de Mauá encerra canil clandestino após denúncia de morador

Operação foi realizada na noite desta sexta-feira (02/05), no Jardim Sônia Maria...

Mauá define data para Dia D contra gripe e dengue

Mobilização para ampliar cobertura vacinal será 10 de maio, véspera do Dia...

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim Paranavaí

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim...