Mauá

Há quatro anos o Fundo Social de Solidariedade mudava a forma de cuidar das pessoas em Mauá

2


Apoiada pela Prefeitura, a luta contra a fome, doação de móveis, qualificação profissional e muito mais são marcas do trabalho, respeito e empatia para melhorar a qualidade de vida na cidade

Cuidar das pessoas em vulnerabilidade em seus direitos mais básicos, nos momentos desafiadores que a vida diária impõe, é o objetivo do Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que completa nesta semana quatro anos de reestruturação. Criado pela Lei Municipal nº. 1.838, de 29 de setembro de 1983, nasceu com o propósito de mobilizar a população para ações de solidariedade e promover a assistência humanitária como forma de garantir dignidade e qualidade de vida.

O objetivo de organizar toda a estrutura do serviço de forma a deixar o Fundo Social apto a desenvolver campanhas e ações de promoção da cidadania, independência e autonomia das pessoas beneficiadas. Isto foi a partir de 15 de abril de 2021, momento mais intenso da pandemia de Covid. Com a nomeação do Conselho responsável pela administração dos recursos e com a presidente Fernanda Oliveira à frente houve avanço na interlocução com as entidades assistenciais do município, consolidou-se uma administração criteriosa, transparente e detalhada e firmou-se a presença constante junto à comunidade.

Uma das mais importantes campanhas foi ‘Mauá na luta contra a Fome’, que incluiu a distribuição de alimentos para as famílias vitimadas pela pandemia, e desde 2021, soma 400 toneladas de produtos entregues. Por meio da parceria com o Banco de Alimentos, em 2023, o Fundo Social realizou a doação de 300 toneladas em sete meses para 105 entidades cadastradas.

Uma outra medida foi a ‘Entrada Solidária’, arrecadou 17,7 toneladas de alimentos em eventos públicos da Prefeitura, no ano de 2024. Os parceiros do Fundo Social de Solidariedade arrecadaram 21 toneladas de produtos não perecíveis.
A Operação ‘Chuvas de Verão’, de atendimento às vítimas de ocorrências relacionadas ao excesso de chuvas, em fevereiro de 2022, arrecadou 130 produtos como móveis e eletrodomésticos, além de mil cestas básicas. Durante as inundações no Rio Grande do Sul, em 2024, a campanha desenvolvida pelo Fundo Social foi um símbolo da solidariedade do povo mauaense, com o envio de 100 toneladas de mantimentos, materiais de limpeza e água, 50 toneladas de roupas e um barco.

Outras campanhas marcantes, como a Operação Inverno, para receber doações de agasalho e as ações em comemoração ao Dia da Mulher e a Páscoa Solidária, que em distribuiu guloseimas para 3500 crianças desde 2023.. Ao longo do ano, o Fundo Social de Solidariedade de Mauá promove ações de capacitação profissional e de distribuição de roupas e mantém o atendimento às pessoas em vulnerabilidade social.

A condução das atividades do Fundo Social tem o trabalho integrado de vários setores da Prefeitura, como as secretarias de Assistência Social, Defesa Civil, Trabalho e Renda, Guarda Civil Municipal, Políticas Públicas para Mulheres, Saúde e outras instituições. O Fundo Social de Solidariedade de Mauá continua seu trabalho de agregar o apoio da população no enfrentamento de grandes desafios da sociedade.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

GCM de Mauá encerra canil clandestino após denúncia de morador

Operação foi realizada na noite desta sexta-feira (02/05), no Jardim Sônia Maria...

Mauá define data para Dia D contra gripe e dengue

Mobilização para ampliar cobertura vacinal será 10 de maio, véspera do Dia...

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim Paranavaí

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim...

Parque de Mauá recebe nome em homenagem a Oswaldo Dias

O prefeito Marcelo Oliveira sancionou a lei com a nova denominação que...