Santo André

Hospital da Vila Luzita terá Poupatempo de Exames e vai atender mais de 10 mil pessoas por mês

1


Nova unidade vai ampliar atendimentos oncológicos, cirúrgicos e diagnósticos, com foco em média complexidade

Santo André, 13 de maio de 2025 – A cidade de Santo André está prestes a ganhar reforço importante na área da saúde com a construção do Hospital da Vila Luzita. A nova unidade vai oferecer serviços de média complexidade em uma estrutura moderna e integrada e terá capacidade para realizar mais de 10 mil atendimentos por mês, distribuídos entre consultas, infusões, cirurgias e exames diagnósticos.

Um dos principais destaques será o Poupatempo de Exames, que vai funcionar dentro da unidade e oferecerá ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter, colonoscopia e endoscopia. A expectativa é que o local oferte 8.300 exames mensais, com destaque para 2.500 ultrassonografias e 1.500 tomografias.

“A construção do Hospital da Vila Luzita é um marco para a saúde pública de Santo André. Estamos descentralizando o atendimento e levando serviços especializados para uma das regiões mais populosas de Santo André. Com esse equipamento também damos um passo importante para aumentar a capacidade de diagnóstico da cidade. A realização de mais de 8 mil exames mensais será fundamental para garantir que nossa população tenha um atendimento ágil e preciso, promovendo um cuidado integral e preventivo para todos os andreenses”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

O hospital conta com 5.500 metros quadrados de área construída em um prédio de três pavimentos e também contará com novo e moderno Centro Oncológico, que vai oferecer atendimento ambulatorial e oferecerá aplicações de infusões quimioterápicas e de imunobiológicos. A previsão mensal é de 500 infusões quimioterápicas, 100 infusões de imunobiológicos e 250 consultas oncológicas.

Outro destaque será o Hospital Dia, que contará com 30 leitos, sendo 20 destinados à retaguarda cirúrgica e 10 para exames como colonoscopia e endoscopia. A estimativa é de atendimento a cerca de 900 pacientes por mês nesse setor. Já o Centro Cirúrgico terá três salas equipadas para realização de procedimentos de pequeno e médio porte. A expectativa é de aproximadamente 580 cirurgias mensais, todas com suporte direto do Hospital Dia.

“Essa unidade foi pensada para atender com eficiência as demandas de média complexidade, com foco em oncologia, cirurgias ambulatoriais e exames diagnósticos. Estamos preparando uma estrutura moderna, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos por mês, que vai transformar a qualidade do cuidado oferecido à nossa população”, garantiu o secretário de Saúde, Pedro Seno.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira, ressaltou a complexidade da construção. “Estamos conduzindo essa obra com total atenção à qualidade da infraestrutura. O Hospital da Vila Luzita não é apenas um avanço na saúde, mas também uma grande transformação urbana para a região, que vai refletir diretamente na qualidade de vida da população local”, pontuou.

O equipamento é mais uma benfeitoria para a região da Grande Vila Luzita, que já foi contemplada com o Casa (Complexo de Assistência Social Andreense), Bom Prato, UPA Vila Luzita, AME Oncológico, recapeamento e iluminação de LED na Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo, Avenida São Bernardo e outras vias, entre outras intervenções.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Em boicote ao iFood, Fhoresp faz campanha para que empresas deixem aplicativo e migrem para a concorrência

Para Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo,...

Semasa reforma Estação de Coleta Sacadura Cabral para melhorar estrutura de atendimento aos munícipes

Investimentos reforçam o compromisso de Santo André em ampliar o descarte correto...

POCV de Santo André supera período crítico das chuvas sem graves ocorrências

Atuação integrada entre secretarias permitiu resiliência à cidade; não houve vítima fatal...

Santo André realiza Feirão de Inclusão Produtiva e Emprego com mais de 5 mil vagas

Edição deste ano acontece totalmente em formato virtual de 7 a 29...