Mauá

Hospital Nardini de Mauá implanta certificado ‘Ouvidoria Zero’

3


No primeiro mês, iniciativa já trouxe redução de 31% no índice de reclamações

Com foco em reconhecer e estimular os bons serviços prestados à população, o Hospital Nardini de Mauá implantou neste ano uma iniciativa chamada de ‘Ouvidoria Zero’. Na prática, os setores assistenciais que não recebem reclamações dos usuários durante todo o mês recebem um certificado da Diretoria que leva o nome do projeto, exposto durante o período nos quadros de aviso do hospital. Entre fevereiro e março, os registros de reclamações caíram de 19 para 13, representando uma queda de 31%.

Ainda em fase inicial, mas com crescente adesão das equipes, o projeto tem estimulado os colaboradores a se engajarem no propósito de aperfeiçoar o atendimento à população, estimulando uma espécie de competição saudável entre os setores. O foco principal é alcançar a satisfação do paciente durante e depois da utilização dos serviços. Em março, os setores que zeraram as reclamações na Ouvidoria e foram reconhecidos são: Maternidade, Pediatria, UTIs Neonatal e Adulto, Clínica Médica, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Pronto-Socorro (Retaguarda) e Área Vermelha.

Esse movimento positivo conta com o apoio decisivo da Secretaria Municipal de Saúde, que tem trabalhado em parceria com a atual equipe diretiva do Hospital Nardini para fortalecer a cultura da escuta qualificada e da melhoria contínua na assistência hospitalar. A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, destaca que a iniciativa “Ouvidoria Zero” é um exemplo concreto de como a gestão pública pode incentivar práticas inovadoras que resultam em melhores serviços para a população.

“Valorizar a participação dos profissionais nos processos de análise dos dados da ouvidoria é essencial para promover uma assistência mais resolutiva e humanizada. Quando gestores e equipes assistenciais caminham juntos, os resultados aparecem — e quem ganha é o cidadão”, afirma a secretária.

Além do monitoramento sistemático das manifestações dos usuários, ainda segundo a secretária, a iniciativa tem promovido um realinhamento das linhas de cuidado dentro do hospital. “Inserir os profissionais neste processo é também um convite à reflexão e ao aprimoramento constante das práticas assistenciais. Com os últimos resultados já evidenciando avanços significativos, a Secretaria parabeniza toda a equipe do Hospital Nardini pelo comprometimento com a excelência no atendimento”, completou.

“Entendemos que seria um mecanismo de aferição da melhora do serviço prestado aos pacientes, ao mesmo tempo em que estimulamos a performance dos profissionais e valorizamos o empenho coletivo. No fim, quem ganha é o paciente, que dispõe de uma assistência ainda mais empática, eficiente e humanizada”, explica a diretora técnica do hospital, Dr. Jaqueline Gerbase.

As inserções de Ouvidoria consideradas para a emissão dos certificados são as registradas pessoalmente, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por meio de pesquisas de satisfação aplicadas pós-alta hospitalar. Considerando todas as naturezas dos registros — reclamações, sugestões, elogios, entre outros —, a Ouvidoria do Hospital Nardini recebe mensalmente cerca de 120 registros.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

GCM de Mauá encerra canil clandestino após denúncia de morador

Operação foi realizada na noite desta sexta-feira (02/05), no Jardim Sônia Maria...

Mauá define data para Dia D contra gripe e dengue

Mobilização para ampliar cobertura vacinal será 10 de maio, véspera do Dia...

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim Paranavaí

GCM Mauá apreende caminhão envolvido em descarte irregular de entulho no Jardim...

Parque de Mauá recebe nome em homenagem a Oswaldo Dias

O prefeito Marcelo Oliveira sancionou a lei com a nova denominação que...