Mauá

Mauá convoca agentes comunitários de saúde a ajudarem no combate à insegurança alimentar

59

Objetivo é atender pessoas da cidade que ainda tenha dificuldade em obter alimentos e também oferecer oportunidades para melhorar a qualidade de vida

Quem tem fome tem pressa é uma expressão dita pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com a finalidade de alertar a sociedade em prol do combate à fome. Por conta do objetivo de buscar pessoas de Mauá que ainda vivem na condição de insegurança alimentar, o prefeito Marcelo Oliveira e presidente do Fundo Social Solidariedade (FSS) Fernanda Oliveira, se reuniram na manhã desta terça-feira (28/05), com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na cidade. O encontro também teve a participação do secretário de Segurança Alimentar (SSA), Hélio Tomaz, com a ideia de convocar os ACSs a ajudarem no mapeamento e identificarem famílias que necessitem de atenção, para receber alimentos.

A iniciativa, chamada de Ação de Alinhamento Social, visa não apenas identificar, mas também proporcionar assistência imediata e de longo prazo às famílias em situação de vulnerabilidade. “Com o trabalho em conjunto dos ACS, SSA e as ações do Fundo Social de Solidariedade, esperamos reduzir significativamente os casos de insegurança alimentar no município”, afirma o prefeito Marcelo Oliveira. A expectativa é que, com a continuidade e expansão do programa, seja possível alcançar um número cada vez maior de famílias, proporcionando-lhes não apenas alimentos, mas também oportunidades para melhorar sua qualidade de vida a longo prazo.

Os ACS são responsáveis por visitar as famílias regularmente, fornecendo orientações sobre saúde e bem-estar. Nesta nova etapa, eles passarão a incluir a avaliação da situação alimentar das famílias em suas visitas. Mauá conta hoje com 285 ACSs que atuam nas áreas no entorno de 18 Unidades Básicas de Saúde, eles são o vínculo da unidade de saúde com a comunidade e, como recomendação do Ministério da Saúde, são responsáveis por até 750 famílias, o que dá, aproximadamente três mil pessoas. Além disso, ainda promovem ações de educação para a saúde individual e coletiva e colaboram no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade.



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Patrulhamento da GCM Mauá resulta em prisão por tráfico no Jardim Itapark

Indivíduo portava quantidade significativa de drogas Durante patrulhamento pelo Jardim Itapark nesta...

Perfil da empregabilidade em Mauá revela mercado aquecido para todas as faixas etárias

Cidade foi a que mais gerou empregos em junho no Grande ABC...

Prefeito Marcelo Oliveira participa de encontro na Vila Independência após demanda apresentada no PPA

Encontro reuniu dezenas de moradores e debateu criação de área de lazer...

Amab celebra 15 anos de história e parceria de sucesso com a Prefeitura de Mauá

Evento lotou o Ginásio Celso Daniel neste domingo (10) O Dia dos...