Mauá

Mauá define data para Dia D contra gripe e dengue

20


Mobilização para ampliar cobertura vacinal será 10 de maio, véspera do Dia das Mães

A véspera do Dia das Mães de 2025 será marcada em Mauá pelo cuidado com a população. No sábado, 10 de maio, as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D de vacinação. Serão aplicados imunizantes contra o vírus Influenza, responsável pela transmissão da gripe, e contra a dengue. Em ambos os casos, o objetivo da mobilização das equipes de saúde é ampliar a cobertura vacinal no município em grupos considerados prioritários.

O imunizante da gripe estará liberado às crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, imunossupressão ou deficiência, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores portuários, do transporte rodoviário, do sistema prisional, dos Correios, da segurança e salvamento e população privada de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Já em relação à dengue, apenas adolescentes entre 10 e 14 anos poderão ser vacinados neste momento.

A adesão de Mauá ao Dia D de mobilização contra a Influenza atende a uma orientação do governo federal. O Ministério da Saúde pretende mobilizar o SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país nesta data para reforçar a imunização antes da chegada do inverno – com início em 20 de junho –, período em que aumentam as doenças respiratórias em razão das baixas temperaturas, o que favorece a disseminação de vírus e bactérias.

“As fake news estão cada vez mais perigosas, desinformando e colocando em risco a saúde da população em geral. Isso faz com que a procura por imunizantes seja menor. Mas a verdade é que vacina salva vidas. É segura, eficaz e protege de quadros graves da doença todas as pessoas, em especial, as mais vulneráveis”, afirmou a secretária de Saúde de Mauá, Eliene de Paula Pinto.

Ainda segundo ela, ações coordenadas como o Dia D são de extrema importância. “São fundamentais para minimizarmos as infecções por conta deste período em que há maior circulação do vírus e, consequentemente, a sobrecarga no sistema de saúde com aumentos de atendimentos e internações. Importante lembrar que a gripe pode evoluir para casos mais complicados, levando a pessoa a óbito”, pontuou.

A atualização da carteira de vacinação é essencial. Para se imunizar neste dia de mobilização basta comparecer à unidade de referência do bairro levando documento com foto e, se possível, carteira de vacinação. Adolescentes que receberão a dose contra a dengue precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Para quem não conseguir se vacinar no Dia D, as unidades de saúde de Mauá aplicam os imunizantes em pessoas que integram o público-alvo durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Patrulhamento da GCM Mauá resulta em prisão por tráfico no Jardim Itapark

Indivíduo portava quantidade significativa de drogas Durante patrulhamento pelo Jardim Itapark nesta...

Perfil da empregabilidade em Mauá revela mercado aquecido para todas as faixas etárias

Cidade foi a que mais gerou empregos em junho no Grande ABC...

Prefeito Marcelo Oliveira participa de encontro na Vila Independência após demanda apresentada no PPA

Encontro reuniu dezenas de moradores e debateu criação de área de lazer...

Amab celebra 15 anos de história e parceria de sucesso com a Prefeitura de Mauá

Evento lotou o Ginásio Celso Daniel neste domingo (10) O Dia dos...