Mauá

Mauá fortalece ações de proteção e acolhimento unindo Prefeitura e Defensoria Pública

25

Convênio foi assinado na noite desta segunda-feira, na sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher e Meninas, Mauá recebeu um grande presente. A Prefeitura e a Defensoria Pública assinaram um convênio inédito, que vai garantir o atendimento jurídico gratuito às mulheres em situação de violência, com a presença de uma defensora pública na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). Os atendimentos iniciarão no dia 03 de dezembro.

O ato de assinatura do convênio foi realizado na noite desta segunda-feira (25/11), na própria sede da SPPM, onde também funciona o Viva Maria, e contou com as presenças do prefeito Marcelo Oliveira, da vice-prefeita Celma Dias, da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Xenia Sousa Díspore, do deputado estadual Rômulo Fernandes e representando a Defensoria estiveram presentes Aline Prado, responsável pela unidade de Mauá, além de Gisele Durante e Aristeu Bertelli.

“Os governantes, cada vez mais, precisam ter responsabilidade para ampliar o atendimento e o acolhimento às mulheres. É inadmissível assistirmos todos os dias a mortes de mulheres”, afirmou o prefeito.

Para a Defensora Pública Aline Prado, essa união de forças, representa um marco essencial no enfrentamento à violência contra a mulher no Município. Este compromisso reforça a necessidade de respostas efetivas, estruturadas e interdisciplinares. “Com essa parceria, a Defensoria Pública se junta ao “Viva Maria” para oferecer suporte jurídico especializado, acolhimento humanizado e caminhos concretos para que cada mulher atendida tenha acesso à justiça e à oportunidade de recomeçar com dignidade e segurança”, declarou.

Muito emocionada, a vice-prefeita Celma Dias, relembrou a forma como encontrou a SPPM em janeiro de 2021, e como enxerga o trabalho realizado até o momento. “A secretaria das mulheres existia apenas no nome, nada além disso. Foram quatro anos de muito trabalho e conseguimos aprovar a lei do Viva Maria em 2021, que obriga o município a desenvolver políticas públicas voltadas ao acolhimento de vítimas de violência física e psicológica. Para dar todo esse suporte, inauguramos o Viva Maria – Centro de Referência no Atendimento à Mulher, em março de 2022, que desencadeou o que chamamos de SUAMM, que vem se tornando referência para o Brasil todo”, comentou.

Com uma equipe especializada, o centro oferece apoio psicológico, social, jurídico e monitoramento de casos, tendo alcançado um índice de 80% de eficiência no rompimento do ciclo de violência. Desde sua inauguração, 2.246 mulheres foram atendidas, 169 recebem acompanhamento contínuo, 45 conquistaram recolocação profissional e 48 foram abrigadas.

“É um sonho viver esse momento. Foram tantas dificuldades, ver esse projeto iniciado do zero ou do negativo, mas agora celebramos um convênio que valida, consolida e potencializa tudo o que a gestão Marcelo Oliveira vem desenvolvendo para ajudar as mulheres vítimas de violência. É uma conquista de toda a sociedade”, finalizou Xenia Sousa Díspore, atual secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Homenagem às mulheres que fizeram história

Durante o evento, a Prefeitura entregou certificados em femenagem a mulheres que marcaram a história da cidade na defesa dos direitos femininos.

Denúncias e contato

Para denunciar casos de violência doméstica, estão disponíveis os números da Patrulha Maria da Penha da GCM (153) e da Polícia Militar (190).

O Viva Maria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pode ser contatado pelo telefone (11) 4512-7706 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações estão disponíveis no site oficial: mulher.maua.sp.gov.br.

A Prefeitura de Mauá reafirma seu compromisso em promover a igualdade de gênero, combater a violência e oferecer acolhimento e dignidade às mulheres do município.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Patrulhamento da GCM Mauá resulta em prisão por tráfico no Jardim Itapark

Indivíduo portava quantidade significativa de drogas Durante patrulhamento pelo Jardim Itapark nesta...

Perfil da empregabilidade em Mauá revela mercado aquecido para todas as faixas etárias

Cidade foi a que mais gerou empregos em junho no Grande ABC...

Prefeito Marcelo Oliveira participa de encontro na Vila Independência após demanda apresentada no PPA

Encontro reuniu dezenas de moradores e debateu criação de área de lazer...

Amab celebra 15 anos de história e parceria de sucesso com a Prefeitura de Mauá

Evento lotou o Ginásio Celso Daniel neste domingo (10) O Dia dos...