Mauá

Prefeitura de Mauá celebra formatura de novos residentes médicos

14


Os profissionais realizaram sua especialização no Hospital Nardini, onde se prepararam para atuarem no SUS

Na última sexta-feira (21/02), a cidade de Mauá viveu um momento especial na trajetória de sua saúde pública: a formatura de 11 médicos residentes que concluíram sua especialização no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. A cerimônia, realizada no campus da Uninove, reuniu na plateia familiares, professores e profissionais da área para celebrar a dedicação e o aprendizado desses novos especialistas. Participaram do evento o vice-prefeito Juiz João, representando o prefeito Marcelo Oliveira, o diretor geral do Hospital Nardini, Dr Paulo Rogério, e representantes de todas as áreas da Saúde, envolvidas neste processo.

Os médicos integrantes dessa turma eram oriundos de nove estados brasileiros. Goiás e São Paulo, dois representantes cada. Além de profissionais de Roraima, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O programa de residência médica, implantado no município em 2014, oferece formação nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria e psiquiatria. Durante dois a três anos, os residentes passam por um intenso treinamento em serviço, sempre acompanhados por profissionais experientes, garantindo assim um atendimento de qualidade à população. A Prefeitura de Mauá faz o acompanhamento, por meio da Gerência de Educação Permanente, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que além disso, ajuda na organização do estágio nos serviços de saúde.

Na cerimônia, o vice-prefeito Juiz João, parabenizou os formandos e também a equipe que contribuiu com essa formação. “É com grande satisfação que participo dessa cerimônia que marca a conclusão de uma etapa e o início de uma outra, na vida desses profissionais. Eles que se dedicaram tanto ao Hospital Nardini, por meio dessa importante parceria entre a Uninove e a Prefeitura, mantida na gestão do prefeito Marcelo Oliveira. A equipe do hospital também merece a consideração por dar suporte nesse momento da vida deles. Esses 11 médicos com certeza, receberam todo o conhecimento para que possam trabalhar de maneira humanizada, graças a essa vivência no SUS. Desejamos muito sucesso a todos nessa nova etapa.”

Para muitos desses médicos, a experiência em Mauá foi transformadora. Marcelo Luiz Mauad Junior, residente em cirurgia geral, veio de Goiás para se especializar e compartilhou sua gratidão pela acolhida na cidade e no Hospital Nardini. Ele ressaltou a importância do trabalho realizado na instituição e destacou os desafios enfrentados pela equipe: “O Nardini é um hospital geral, mas frequentemente recebe casos mais complexos e a equipe se desdobra para oferecer o melhor cuidado possível.”

O compromisso dos residentes vai além da formação técnica. Eles vivenciam a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e aprendem, na prática, a lidar com os desafios diários da rede pública. “No Nardini, enxerguei uma grande capacidade técnica e humana. O maior aprendizado que eu tive aqui, com certeza, é nunca desistir do paciente, comentou Marcelo.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Mauá recebe a carreta do Caminho da Capacitação na Praça da Cidadania

Curso de “Aproveitamento Integral dos Alimentos” é a primeira atividade oferecida no...

GCM Mauá prende homem em flagrante por roubo e recupera celulares durante Operação Dorme Tranquilo

Ação integra esforços municipais em apoio às estratégias de segurança pública do...

Mauá tem 665 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

420 oportunidades aceitam candidaturas de Pessoas com Deficiência (PCD) A empregabilidade está...

Escolas municipais de Mauá já se preparam para a chegada da primavera

Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional está repassando doações de plantas para...