Santo André

Prefeitura de Santo André digitaliza processos administrativos internos e elimina uso de papel

16


Novo Sistema Eletrônico de Informações substitui documentos físicos por digitais e promete promover eficiência na gestão pública

Agilidade, economia, transparência e cuidado com o meio ambiente são os pilares principais do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), programa adotado nesta quarta-feira (2) pela Prefeitura de Santo André, quando ocorreu o lançamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa faz parte da proposta de adoção do conceito “papel zero”, que busca modernizar a gestão pública, reduzir custos operacionais e agilizar os trâmites internos.

Anualmente a Prefeitura de Santo André trabalha com aproximadamente 25 mil processos administrativos, ou seja, quase 850 mil folhas impressas – o equivalente a 113 árvores. A partir dessa solução digital, a gestão se tornará mais eficiente e sustentável, além de cortar custos.

A previsão para o período entre 2025 e 2028 estima a abertura de 102 mil processos administrativos, o equivalente a 3,4 milhões de folhas de papel. A partir da digitalização dos trâmites, este montante – que equivale a 452 árvores – consequentemente não será mais físico e resultará em uma economia estimada de R$ 20 milhões no período.

“O SEI é um sistema que permite resposta imediata, trazendo agilidade, segurança, transparência, sustentabilidade e economia para a Prefeitura de Santo André”, declarou o prefeito Gilvan Junior durante evento realizado nesta quarta, no Salão Burle Marx. “A digitalização do processo aumenta inclusive a produtividade em 20% a 30%, então ganhamos também em eficiência”, continuou o chefe do Paço andreense.

Também participaram da apresentação a vice-prefeita Silvana Medeiros, os secretários municipais Diego Cabral (Inovação e Tecnologia) e Fernanda Sakaragui (Administração e Finanças) e o diretor do Arquivo Público do Estado, Thiago Lima Nicodemo.

Na prática a adoção do SEI proporciona redução de gastos com papel, impressão e armazenamento; diminui o uso de papel, preservando o meio ambiente; permite que processos que levavam semanas sejam resolvidos em dias ou horas, além de trazer maior controle e rastreabilidade aos documentos; e dá acesso remoto para servidores e gestores, sem necessidade de deslocamento.

“Hoje é um grande dia para um futuro muito produtivo da nossa cidade”, destacou o secretário Diego Cabral. “A implantação do SEI é um avanço importante para a administração”, complementou a secretária Fernanda Sakaragui.

A transição para o formato digital acontecerá ao longo do primeiro semestre e é fruto de um convênio com o Governo do Estado e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), seguindo uma tendência nacional de desburocratização e eficiência no setor público. A iniciativa tem como base os princípios da eficiência e transparência previstos na Constituição Federal e está alinhada ao Decreto Estadual nº 67.641/2023 e à Lei Federal nº 14.129/2021, que regulamentam a digitalização na administração pública.

“Conseguimos dar passos largos para eliminar ou quase zerar o (uso do) papel com eficiência no Governo do Estado e projetamos o avanço para os municípios. Até o momento, 113 deles já instalaram o SEI, mas poucos com este modelo de Santo André, que está transitando literalmente do papel para o digital e ao fazer isso estamos mudando a mentalidade da cidade”, ponderou o representante do Estado, Thiago Nicodemo.

A implementação do Sistema Eletrônico de Informações é gratuita ao município – sem impacto orçamentário – e o processo de implantação será feito de maneira gradual; os servidores, inclusive, já estão sendo capacitados para se familiarizarem com o novo sistema. “É uma parceria com o Governo do Estado e financiada pelo BID, ou seja, não tem custos para a cidade. Entre os diversos avanços que temos na gestão, este é um procedimento que permite que a cidade economize”, finalizou o prefeito Gilvan.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André e Strong assinam termo de cooperação para terceira edição do Estudo de Demanda Turística

Iniciativa visa analisar perfil dos turistas na cidade para planejar e executar...