Diadema

Programa “Lugar de Estudante é na Escola” reduz em mais de 90% a baixa frequência em Diadema

17

 

A baixa frequência escolar, problema que afeta seriamente a educação em nosso país, comprometendo o aprendizado dos estudantes em todas as etapas da vida, caiu drasticamente entre 2023 e 2024 em Diadema. No ano passado, dos cerca de 30 mil estudantes da rede municipal, considerando Educação Infantil e Ensino Fundamental, 8.426 apresentavam baixa frequência. Esse número caiu para apenas 553 até outubro em 2024, o que representa uma redução de 89,4% na Educação Infantil e de 95,5% no Ensino Fundamental em relação a dezembro de 2023.

Segundo Deusolita Silva, coordenadora do Núcleo Social da Secretaria de Educação, a boa notícia é fruto de um intenso trabalho de acompanhamento e monitoramento da frequência dos estudantes, realizado em 100% das escolas e que envolve toda a comunidade escolar. “A partir de três faltas seguidas ou cinco faltas alternadas, a escola já entra em contato com a família do estudante para levantar os motivos da ausência e promover seu retorno”, explica.

“Não acontecendo esse retorno, o Conselho Tutelar é notificado, e o Núcleo Social passa a acompanhar a situação com a Rede de Serviço do município”, afirma coordenadora. A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, acrescenta que a ampliação da equipe do Núcleo Social também impactou positivamente na frequência. “A equipe de profissionais, formada por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos mais que dobrou. E as nossas ações são articuladas com outras secretarias e entidades de proteção a crianças e adolescentes, por isso dão resultado.”



Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeito de Diadema protocola LDO, REFIS e proposta de regulamentação da dívida ativa na Câmara

Pacote de medidas busca responsabilidade fiscal, justiça social e recuperação da capacidade...

Diadema reforça combate à criminalidade com criação da IOPE e reativação da ROMU

Medidas integram plano municipal de segurança e ampliam a capacidade operacional da...

GCM de Diadema realiza maior apreensão de drogas do ano, com 6.677 porções de entorpecentes apreendidas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema realizou na semana passada a...

Campanha de Diadema “Criança não Trabalha” é premiada como experiência exitosa em congresso estadual

Município levou 53 trabalhos ao 38º Cosems, encontro reuniu mais de 2.100...