Santo André

Santo André é premiada pelo Instituto…

33


Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante”


Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. 

 

O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, e contou com a presença do secretário de Ações Governamentais, Gilvan Junior, que representou o prefeito Paulo Serra, e do superintendente adjunto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Edinilson Ferreira dos Santos.

 

O secretário ressaltou a importância do prêmio como reconhecimento para a cidade, valorizando o convênio com a Sabesp, que teve como uma das prioridades acabar com a falta de água e melhorar o sistema de esgotamento sanitário. “A parceria com a Sabesp permitiu avanços significativos tanto na coleta quanto no tratamento de esgoto. São obras e investimentos que fazem sentido, pois melhoram a vida das pessoas e promovem inclusão social, um dos princípios da dignidade humana”, explica.

 

Gilvan participou do quarto painel, dividindo o palco com representantes de outras cidades premiadas na mesma categoria: Praia Grande e Cuiabá, também da Sabesp, companhia estadual responsável, desde setembro de 2019, pelos serviços de água e esgoto de Santo André. 

 

De acordo com o Plansab, a meta estabelecida é de R$ 231,09 per capita e Santo André apresentou investimento médio por habitante de R$ 628,07, valor muito superior à meta. O cálculo realizado pelo Instituto Trata Brasil leva em consideração os dados do Snis (Sistema Nacional de Informações de Saneamento), compilados pelo Governo Federal, dos últimos cinco anos, de 2018 a 2022.

 

“É um reconhecimento importante, pois trata-se de um esforço conjunto realizado ao longo dos últimos cinco anos e que garantiram o atendimento às metas. O Semasa atua como órgão fiscalizador das metas municipais de saneamento, sendo responsável por encaminhar os dados ao Governo Federal. Além disso, a autarquia realiza importante trabalho na fiscalização e conservação dos mananciais, de onde proveem parte do abastecimento de água de Santo André “, comenta o superintendente adjunto da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

 

O Instituto Trata Brasil é uma organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, desde 2007. A premiação também reconheceu outros municípios, nas outras três categorias, que foram: Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico; Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto; e Atingimento das Metas de Perdas de Água.

 

Fonte da Notícia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André e Strong assinam termo de cooperação para terceira edição do Estudo de Demanda Turística

Iniciativa visa analisar perfil dos turistas na cidade para planejar e executar...