Santo André

Santo André inicia ciclo de cursos de empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade

57


Lançamento do calendário de 2025 do Circuito Mulheres Empreendedoras aconteceu nesta segunda-feira no Cesa Vila Luzita; primeira turma começa nesta terça

Começa nesta terça-feira (18), no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Vila Luzita, o primeiro curso de 2025 do Circuito Mulheres Empreendedoras. O calendário de atividades do programa, que tem como objetivo capacitar, fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino, especialmente entre as mulheres em situação de vulnerabilidade social, foi lançado nesta segunda-feira (17), em cerimônia no próprio Cras Vila Luzita, que contou com a presença da vice-prefeita Silvana Medeiros. A programação completa está disponível no link https://acesse.santoandre.br/circuitomulheresempreendedoras

“Essa ação é fundamental para qualificar as mulheres para que elas possam ser bem sucedidas no seu desejo de gerar renda e conseguir mais qualidade de vida pra ela e para sua família. Porque não é só querer. Não basta ter um produto para oferecer, mas é preciso também saber como, qual o passo a passo, ter uma pessoa na retaguarda qualificando e orientando. E é isso que o Circuito Andreense vai proporcionar”, disse a vice-prefeita Silvana Medeiros.

O curso é formado por cinco encontros com quatro horas de duração cada um. Nesse período, as alunas recebem não só informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização, mas também sobre empoderamento feminino e recebem incentivo ao desenvolvimento de suas capacidade emocionais.

Para este ano estão previstas 11 turmas do Circuito Mulheres Empreendedoras, beneficiando aproximadamente 300 mulheres. O Circuito Mulheres Empreendedoras é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego em parceria com o Sebrae, por meio do programa Mil Mulheres, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Escola de Ouro Andreense.

“Essa iniciativa está dentro do pilar do Sebrae que é inclusão produtiva. Isso porque ela vai além da geração de renda. Trabalha com a dignidade, com os aspectos emocionais. O Circuito inicia o acolhimento, atua na preparação, mostrando para aquela mulher, que muitas vezes já é empreendedora, como se profissionalizar e melhorar sua condição de vida a partir do empreendedorismo”, acrescentou o superintendente do Sebrae Regional ABC, Vinícius Nóbrega.

A secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris, lembrou que as dificuldades que a mulheres enfrentam para se qualificar são muitas, até porque grande parte delas é a responsável por manter a casa e por isso é preciso ter coragem e força para dar o primeiro passo. “Existem muitas opções de atividades que podem ser realizadas de forma autônoma, sem sair de casa, mas a formação pode ser o diferencial para mudar a vida das empreendedoras”, disse.

As equipes dos Cras são as responsáveis pela captação das munícipes que participarão da iniciativa. Por isso, não há inscrições abertas.

“Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego a gente coloca no guarda-chuva das nossas ações todas as pessoas, mas é muito importante que tenhamos esse olhar de maneira segmentada para chegar a todos os cantos da cidade, levando oportunidade a quem mais precisa e muitas vezes tem muita dificuldade de se afastar do local onde vive para se qualificar para conseguir uma vida melhor”, acrescentou Evantro Banzato.

Senac – Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Santo André deu inicio ao ciclo anual de cursos de qualificação oferecidos em parceria com o Senac. A iniciativa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com a Secretaria de Educação, além do Senac, deverá oferecer cerca de mil vagas em cursos de capacitação até o final do ano.

Somente nesta segunda-feira, foram iniciadas as aulas de dez turmas que juntas representam 400 vagas. Os cursos são para as funções de assistente de logística, assistente de recursos humanos e recepcionista, e acontecem no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Cata Preta, no bairro Cata Preta, no CPFP (Centro Público de Formação Profissional) João Amazonas, no Parque Capuava, e no CPFP Valdemar Mattei, no Jardim Silveira.

Uma nova leva de cursos tem início previsto para junho e outra para setembro. As áreas de formação que serão oferecidas ainda serão definidas.



Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André recebe representante da Estônia para troca de experiências sobre digitalização

Petra Holm, assessora de transformação digital do país báltico, deu palestra a...

Prédio do Cine Theatro Carlos Gomes completa 100 anos nesta sexta

Equipamento cultural começou a funcionar em imóvel da Rua Senador Fláquer no...

Cidade São Jorge recebe Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta sexta

Ação disponibiliza informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal e uma gama...

Santo André e Strong assinam termo de cooperação para terceira edição do Estudo de Demanda Turística

Iniciativa visa analisar perfil dos turistas na cidade para planejar e executar...