Educação

Trump assinará decretos para impulsionar carvão nos EUA

6


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará decretos nesta terça-feira (8) para impulsionar o setor de carvão, disseram à Reuters uma autoridade sênior da Casa Branca e duas fontes, em sua mais recente ação contrária aos esforços globais para reduzir as emissões de carbono.

As usinas a carvão geram menos de 20% da eletricidade dos EUA, em comparação com cerca de 50% no início do século, de acordo com a Administração de Informações de Energia, com fracking e outras técnicas de perfuração aumentando a produção de gás natural. O crescimento da energia solar e eólica também reduziu o uso de carvão.

Trump fez campanha com a promessa de aumentar a produção de energia dos EUA e tem procurado reverter as regulamentações ambientais e de energia desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro.

Ele deve assinar decretos relacionados à energia na Casa Branca.

As ações incluirão esforços para salvar usinas de carvão que provavelmente seriam desativadas, disseram as fontes, que pediram anonimato porque não estavam autorizadas a falar publicamente.

A demanda de energia dos EUA está aumentando pela primeira vez em duas décadas, à medida que os centros de dados com uso intensivo de energia para inteligência artificial, carros elétricos e criptomoedas aumentam o consumo.

As ações das produtoras de carvão norte-americanas Peabody e Core Natural Resources subiram cerca de 9% cada após a notícia de que Trump assinará os decretos.

Quando queimado, o carvão libera mais dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa, do que qualquer outro combustível fóssil. Ele também emite poluentes que são responsáveis por doenças pulmonares e cardíacas. Grande parte de seu uso diminuiu devido às regulamentações dos democratas, incluindo o ex-presidente Joe Biden.

Os defensores do carvão afirmam que as usinas de carvão existentes nos EUA só fornecem energia à rede cerca de 40% do tempo e que esse número pode ser aumentado por meio de desregulamentação e outras medidas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

MC Ryan fala sobre término após ex se pronunciar: “Não houve traição“

Depois de a influenciadora Giovanna Roque, 25, anunciar nesta segunda-feira o término...

Além de Lady Gaga, relembre artistas que fizeram história em Copacabana

A cantora norte-americana Lady Gaga fez história na noite de sábado (3) na praia...

Al-Ahli vence Frontale com gol brasileiro e é campeão da Champions da Ásia

O Al-Ahli, da Arábia Saudita, derrotou o Kawasaki Frontale, do Japão, por...

Mercado de trabalho estável permite que Fed não se apresse em cortar juros

Autoridades do Federal Reserve, em alerta quanto a rachaduras no mercado de...