Educação

Trump e Putin devem conversar nesta semana em meio à discussão sobre guerra

1


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provavelmente falará nesta semana com seu par russo Vladimir Putin, à medida que as discussões se intensificam sobre a mediação de um cessar-fogo na Ucrânia, disse o enviado estrangeiro de Trump, Steve Witkoff, no domingo (16).

“Acho que os dois presidentes terão uma discussão muito boa e positiva esta semana”, disse Witkoff a Jake Tapper no programa “State of the Union” da CNN Internacional, dizendo mais tarde que esperava que um acordo de cessar-fogo fosse alcançado dentro de algumas semanas.

A conversa dos dois líderes ocorrerá após uma reunião noturna na semana passada em Moscou entre Witkoff e Putin, a qual o enviado descreveu como uma “discussão baseada em soluções”.

Ele se recusou a detalhar quais condições Putin está impondo para um cessar-fogo, mas reconheceu que as regiões controladas pela Rússia dentro da Ucrânia farão parte das discussões sobre o fim da guerra.

Ponto crítico

A questão das concessões de terras está entre os tópicos mais sensíveis nas negociações de paz em andamento. Autoridades norte-americanas disseram que a Ucrânia provavelmente precisará ceder território para que a guerra acabe, e Putin tornou isso uma condição para entrar em um cessar-fogo.

Mas conceder território tem sido uma opção inviável para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e alguns líderes europeus expressaram preocupação sobre a possibilidade de recompensar Putin por lançar sua invasão.

Falando no domingo, assessores de Trump descreveram as negociações de paz em andamento como produtivas, mas não disseram como a questão das concessões territoriais seria resolvida.

Witkoff disse que o líder russo “aceita a filosofia do presidente Trump” em querer ver a guerra acabar e expressou confiança de que uma pausa na luta pode acontecer em algumas semanas.

O que Trump disse sobre as negociações

Em uma entrevista divulgada na sexta-feira (14), Trump disse que esperava saber “um pouco mais” sobre um possível acordo de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia até segunda-feira (17).

No fim de semana, Trump disse que as reuniões em Moscou foram “muito produtivas” e que todos os sinais parecem ser “muito bons”, após as reuniões de Witkoff na Rússia.

Com informações de Alejandra Jaramillo e Sam Waldenberg, da CNN Internacional

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Relator propõe criar 18 cadeiras e aumentar total de deputados para 531

O deputado Damião Feliciano (União-PB) apresentou nesta terça-feira (6) parecer sobre o...

MC Ryan fala sobre término após ex se pronunciar: “Não houve traição“

Depois de a influenciadora Giovanna Roque, 25, anunciar nesta segunda-feira o término...

Além de Lady Gaga, relembre artistas que fizeram história em Copacabana

A cantora norte-americana Lady Gaga fez história na noite de sábado (3) na praia...

Al-Ahli vence Frontale com gol brasileiro e é campeão da Champions da Ásia

O Al-Ahli, da Arábia Saudita, derrotou o Kawasaki Frontale, do Japão, por...